Troca de óleo a cada 2.500 km e graxa no chassi: como era manter um carro nos anos 60
Documentos históricos revelam a rotina de manutenção exaustiva que os motoristas brasileiros enfrentavam com carros novos entre 1960 e 1970.
Toque pra navegar · resumo gerado dos dados da matéria
Manter um carro novo nos anos 60 era um trabalho de tempo integral. A Quatro Rodas aponta que testes publicados pela revista entre 1960 e 1970 expõem uma realidade radicalmente diferente da atual: mesmo veículos recém-saídos de fábrica exigiam atenção constante, com intervalos de manutenção que hoje soariam absurdos.
O Fusca Pé de Boi é um exemplo emblemático. Segundo a Quatro Rodas, o motor 1.200 boxer de 36 cv exigia troca de óleo a cada 2.500 km em condições normais — intervalo que caía ainda mais em uso severo. O filtro de ar precisava ser limpo a cada 1.250 km, mesmo período em que o chassi deveria ser engraxado. Felipe Bitu, especialista em carros antigos e colaborador da Quatro Rodas, explica que engraxar pontos como terminais de suspensão e molas era fundamental para vedar componentes contra poeira e água, além de garantir a maciez no rodar. O Toyota Bandeirante testado em 1964, conforme relata a publicação, ia além: exigia reaperto da carroceria após os primeiros 1.000 km e troca de todos os fluidos já nos primeiros 500 km, consequência direta da baixa precisão de fabricação da época.
A Quatro Rodas destaca ainda que os óleos minerais monoviscosos usados no período ficavam extremamente viscosos no frio, assemelhando-se a graxa, o que tornava obrigatório aquecer o motor antes de sair — tanto para dilatar as peças quanto para afinar o lubrificante e evitar que os retentores estourassem. Já o DKW Belcar S, com seu motor dois-tempos de três cilindros, demandava óleo misturado à gasolina para lubrificação interna. A revista relata que o sistema automático Lubrimat rendia cerca de 400 km por litro, abaixo dos 600 km prometidos pela montadora, o que levava muitos proprietários a fazerem a mistura manualmente no posto. O Simca Esplanada, com seu V8 2.5 de 140 cv, fechava o quadro com troca de óleo do motor a cada 1.500 km — intervalo ainda mais agressivo do que o do Fusca.
O contraste com os dias atuais não poderia ser maior. O que a Quatro Rodas evidencia com esses registros históricos é que a simplicidade mecânica dos carros antigos não significava facilidade de uso: significava, na prática, que o motorista precisava ser quase um mecânico para manter o próprio carro funcionando.
Fontes
Notícias relacionadas
LançamentosSaveiro ganha versão só a etanol para sobreviver à chegada da Tukan
VW prepara motor 1.6 flex dedicado ao álcool para manter a picape compacta no mercado mesmo após a estreia da nova Tukan.
Preços & FIPEFastback Impetus híbrido aparece por R$ 129.990 em oferta de concessionária
Desconto de R$ 43.500 coloca o SUV-cupê da Fiat abaixo do preço de tabela do Volkswagen Tera Comfort.
ElétricosBYD Dolphin Mini fecha setembro em terceiro lugar geral e fica a apenas 46 unidades do T-Cross
Hatch elétrico da BYD registrou 9.385 emplacamentos em setembro e superou o SUV da Volkswagen por margem mínima no ranking de veículos leves.
LançamentosNova Amarok 2027 será a mais potente da história e pode ter até três telas na cabine
Protótipos flagrados em Taubaté revelam painel inédito, e a Volkswagen promete superar os 258 cv do modelo atual.
IndústriaVolkswagen cresce 13,4% em 2026 e coloca três modelos no Top 5 de setembro
Com 346,8 mil unidades emplacadas em nove meses, a marca alemã amplia vantagem no varejo e domina os segmentos de hatches e SUVs no Brasil.
OutrosFusca coberto de crochê vira obra de arte nas mãos de artesã alagoana
Moradora da zona rural de Alagoas transformou seu Fusca em uma peça única ao cobri-lo com trabalhos de crochê.

